13 de abr. de 2014

Mito ou verdade: relação entre QI e Psicopatia

Olá pessoas, como vamos? Domingo normalmente é dia de assunto mais relax. Porém hoje, a pedido de uma amiga, vim falar sobre um assunto que gera bastante discussão que é a afirmativa: Pessoas com QI elevado possuem tendências psicopatas. 

Primeiro deixe-me copiar uma explicação sobre psicopatia:
 é designação para indivíduo portador de desordem de personalidade caracterizada em parte por comportamento anti-social recorrente, diminuição da capacidade de empatia ou remorso e baixo controle comportamental ou, alternativamente, dominância desmedida.

Pessoas com QI elevado:
 A medida do QI é normalizada para que o seu valor médio seja de 100. De 125 para cima são pessoas com QI elevado. 

Continuando... Muitos psicólogos afirmam que o QI tem relações ao desvio comportamental chamado de psicopatia. Verdade? Mito? 

É bastante comum se ouvir falar que pessoas com QI muito acima da média podem ter células altistas. Também se vê que pessoas com QI mais alto tendem mais ao ateísmo. Nada comprova ou refuta a nenhuma das afirmativas acima, muito menos no que diz respeito ao comportamento psicopata.
 

Minha opinião sobre o assunto é que pessoas com uma capacidade cognitiva maior tende a ser mais racional que emocional e sendo assim tende a sentir menos remorso em fazer algo se ela conseguir ver lógica no ato. Mas preste bem atenção eu disse se ela ver lógica e não que ela simplesmente não seja capaz de sentir remorso. Também acredito que por serem mais lógicas tais pessoas tendem a questionar mais e acreditar menos, logo percebemos ai a disposição para o ateísmo. Autistas têm QI elevado, sendo assim, é válida a associação. Quanto ao comportamento psicopata, acredito que qualquer um de nós possa ter essa tendência. 

Pergunta difícil, não sou formada ou estudante de psicologia, logo, não posso abranger o assunto de maneira mais científica. Mas se alguém ai for, fique a vontade para comentar sobre o assunto, adoraria saber mais. 

E a sua opinião qual é? Conta ai nos comentários e vamos lá para o facebook conversar mais!


3 comentários:

  1. Um fato das pessoas que tem QI alto é a dificuldade que elas tem em lidar com as outras pessoas, e ai pode entrar vários fatores determinantes para que ela tenha essas dificuldades. Elas serem mais Racionais do que Emotivas... Ah creio que não! Eles pode por meio da razão chegar nas suas emoções que estão relacionadas ao prazer. Porque? Hora tudo aquelo que nos da prazer irá gerar uma emoção, porém claro existem varias formas de chegar a emoções diversas.
    Uma pessoa que tem pouco convívio social e dependendo também de como foram suas experiencias passadas e presentes podem ser determinantes para influencias no comportamento que se encontra, afinal ela pode se tornar sim um psicopata (isso devido a uma psicopatia que fora formulada com o tempo em um individuo), porém a maioria dos casos a pessoa já nasceu com essa psicopatia, isso é algo que se nota ainda na infância desta pessoa. O que te dá prazer? Sentir a dor alheia? Não precisa nem ser em humanos, animais também são as primeiras vitimas, ou por racionalidade a pessoas pode manter suas "experiencias" em animais porque sabe que se passar para os humanos terá uma consequência. A pessoa pode se tornar uma Psicopata (Sociopata) ou apenas Sádica!
    Agora a questão do Ateísmo foi algo estudado pelo Psicologo Richart Lynn na qual suas pesquisas afirmam que países onde sua população tem QI alto tem maiores números de ateus, porém tem claro suas varianças devido a vários fatores, culturais, regionais, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esclarecedor. Obrigada, finalmente uma opinião de gente que entende do assunto. :)

      Excluir